Suas dúvidas respondidas

O que é a feira virtual Estude em Portugal?

Estude em Portugal é um evento online onde você poderá conversar pessoalmente por texto, áudio ou vídeo com a equipe de admissões de universidades de Portugal. Você pode fazer perguntas sobre o processo de inscrição e prazos, visto, acomodação, cursos, custos e estilo de vida, e tudo o que você precisa saber sobre estudar em Portugal.

Assim que você completar seu registro para o evento, você irá receber um e-mail especial com instruções de como acessar a plataforma do evento. PORÉM, antes disso, você precisará criar uma conta e verificar seu e-mail – não esqueça de checar sua caixa de spam caso nao receba. Então, no dia, você poderá fazer o login direto do link no seu e-mail e iniciar os chats. Nós recomendamos fazer o login pelo menos 5 minutos antes do evento começar, para que você possa dar uma olhada no lobby e receber informações adicionais sobre a univerisdade que você preferir.

Simplesmente clique no link recebido no seu e-mail de confirmação.

Caso ainda não tenha se registrado – siga os seguintes passos:

  • Vá para portugal.salaodoestudante.com.br/ para se registrar
  • Crie sua conta inserindo seu nome e email.
  • Verifique seu email clicando no botão “Verify email” enviado para o seu  email. Se não receber, cheque a caixa de spam.
  • Assim que tiver feito isso, você entrará no sistema e deverá responder algumas perguntas para terminar o seu registro
  • DICA: Você pode inserir várias respostar em perguntas do tipo “where would you like to study” ou “What subject are you interested in?”.

Primeiro, certifique-se de que sua câmera – a menos, é claro, que você não queira falar por vídeo e prefira áudio ou texto – e o microfone estejam ligados e o som esteja alto.

Depois de fazer o login e entrar no evento, você verá algumas instruções e poderá assistir a um pequeno vídeo de como o evento funciona. Em seguida, você entrará no lobby do evento, onde poderá ver todas as universidades internacionais, instituições de ensino e agências governamentais e poderá começar a conversar com eles. Você pode falar com quantos quiser e também pode participar dos webinars ao vivo – a programação está sempre disponível para você ver no lado direito da página.

Entrar em um estande

No Lobby do Evento você verá as instituições que estão participando do evento. Examine-os e decida quais estandes deseja visitar. Clique no botão “Entrar” em um estande de seu interesse. Depois de entrar: Clique para bater papo

Clique no botão verde “Chat” no canto superior direito para indicar que você está interessado em bater um papo com um representante.

Algumas instituições podem pedir que você responda a algumas perguntas sobre o curso sobre o qual está interessado em falar antes de iniciar o chat. Se o(s) representante(s) estiver(em) ocupado(s) com outras pessoas, você será colocado em uma linha de bate-papo e poderá ter uma curta espera. Durante o tempo, você poderá conhecer o evento, aprender mais sobre instituições ou assistir a webinars.

Em seguida, você ouvirá uma notificação de “sino” – é também por isso que você precisa aumentar o som – quando for sua vez de conversar com um representante. Você pressiona o botão verde de bate-papo para aceitar e será direcionado automaticamente para a tela de bate-papo para iniciar a conversa.

Você conversará diretamente com um representante enquanto estiver nesta página. Responda rapidamente às perguntas e use frases curtas para maximizar seu tempo, pois você tem um período de bate-papo limitado com cada representante.

Depois do bate-papo

Quando terminar o bate-papo, você será direcionado para uma página de revisão da conversa. Esta página permitirá que você envie uma mensagem final para a pessoa com quem está conversando, avalie o seu chat e faça comentários – visíveis apenas para você – sobre o chat e / ou a instituição ou representante. Quando terminar, clique no botão “Concluir” para retornar ao Saguão de Eventos e escolher com quem deseja conversar em seguida.

É importante adicionar notas e avaliar seu bate-papo, especialmente se você participar de mais de uma conversa.

Você pode acessar o histórico de bate-papo e seus comentários por até 6 meses clicando em “Histórico”. Para acessar o lobby após o término do evento, entre no evento da mesma forma que faria se fosse ao vivo.

Cada evento tem duração de 4 horas. Portanto, se você estiver ocupado nas primeiras horas do evento, sempre poderá ingressar nele mais tarde. Na verdade, visite quantas vezes quiser durante as quatro horas. Mesmo se você entrar por uma hora, poderá ter até 10 chats e depois voltar para mais em uma hora.

Não se esqueça de adicionar a data e os horários do evento em seu calendário!

Mesmo após o término do evento, você ainda pode entrar em contato com as instituições com as quais falou. Seu histórico de bate-papo é salvo nos eventos específicos onde os bate-papos ocorreram. Muitos provavelmente terão enviado um e-mail imediatamente após o bate-papo, para que você também possa falar com eles dessa forma.

Para acessar seu histórico de chat, clique no ícone “Histórico” na barra de navegação à esquerda. A página “Histórico” é onde você pode ver o número total de chats dos quais você participou durante o evento ao vivo.

Clique em um bate-papo e você pode ver sua classificação para o representante, seu perfil e uma visão geral do estande e até mesmo optar por adicionar uma nota sobre a conversa que teve. Além disso, você também pode ver o resumo do seu bate-papo. Se você clicar em transcrever, verá toda a conversa de texto também.

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